Pesquisa

Acervos audiovisuais e universidades na produção de conhecimento escolar - desde 2021

O presente projeto tem por objetivo melhorar escolas públicas sediadas no Rio de Janeiro, a partir da curadoria e articulação de acervos audiovisuais disponíveis para a produção de conhecimento escolar mediada pela universidade. Trata-se de uma proposta que dá continuidade à pesquisa de pós-doutorado (anos 2019/2020; com bolsa PDE/CNPq) sobre políticas e pedagogias que vinculam cinema e educação nas escolas. Fazer desse estudo matéria prima criativamente apropriável pelas escolas públicas escolhidas de forma direta e por escolas públicas interessadas de forma remota, pelo compartilhamento dos materiais numa plataforma colaborativa criada para tal fim: cinemanaescola.org. Vamos criar as bases do Acervo Audiovisual Escolar Livre proposto pela REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual em 2015, seguindo a proposta da lei 13006/14, que obriga as escolas de educação básica a exibir duas horas de cinema nacional por mês como carga curricular complementar e a proposta de regulamentação da lei entregue ao Conselho Nacional de Educação em 2016. Prevemos produzir uma curadoria amplia de filmes de diferentes épocas,  lugares, gêneros, etc., inclusive integrando filmes latino-americanos devidamente legendados e incluindo tecnologias assistivas para os cursos de formação docente e para as atividades escolares.  Acervos audiovisuais articulados pela universidade na produção de conhecimento escolar definem um modo de aprender que ativa uma relação cognição sensível e coletiva do mundo. Um modo de aprender, na escola, a perceber o mundo com atenção, mobilizar a memória e a imaginação para desnaturalizar o que vemos e o que vivemos. A exibição e produção de imagens na produção de saberes e práticas escolares significa lidar com espectadores-produtores audiovisuais que produzem conhecimentos escolares colaborativamente. Esperamos também que, de forma remota, outras escolas públicas interessadas possam acessar e reinventar os materiais produzidos.

Políticas e pedagogias do cinema e da educação na escola – desde 2019.

O projeto pesquisa políticas e pedagogias que vinculam cinema e educação, partindo da realidade brasileira, num estudo cartográfico que visa mapear e comparar iniciativas em diferentes países, fundamentalmente entre México e Brasil. Pretendo ainda fazer um levantamento dos documentos oficiais disponíveis na rede, de países fundamentalmente da América, nos quais temos identificado indicadores de iniciativas potentes nessa área de saberes e práticas. Partirei das políticas publicas na educação brasileira que hoje se resumem a lei 13006/14, como o instrumento principal, em diálogo com o acordo MEC/MinC 2016 e em tímida sintonia com a Base Nacional Comum Curricular. A lei, sancionada em 26 de junho de 2014, acrescenta o parágrafo 6o ao artigo 26 da Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, propondo que a exibição de filmes de produção nacional se constitua em componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais. No projeto, pretendemos pesquisar fundamentos e abordagens teórico-metodológicas das políticas públicas e das pedagogias que são desenvolvidas com cinema nas escolas de educação básica e estabelecer análises comparativas em função dos indicadores que emergem nas diversas iniciativas investigadas. Utilizaremos como abordagem teórico-metodológica autores que investigam políticas públicas, pedagogias do cinema e o método da cartografia. Pretendemos estabelecer um estudo comparativo e organizá-lo em formato de abecedários escritos e audiovisuais disponibilizados em uma plataforma virtual colaborativa e de livre acesso.

 

Parcerias

Museu de Arte Moderna (MAM-Rio); Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual; Projeto de pesquisa de cinema da UESB; Projeto de pesquisa de Aprendizagem na educação superior (Ciências da Educação, Filosofia e Letras, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina); Laboratório Kumã (IACS/UFF); Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ); Instituto Benjamin Constant (IBC); Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Grupos de pesquisa Imagem, Texto e Educação Contemporânea ITEC/FE/UFRJ; Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE/RJ)

acesso rápido

Curso de Aperfeiçoamento em Cinema e Educação

Professores da fase intensiva do curso: Hernani Heffner e Anita Leandro Profissionais que coordenaram a produção na fase: Clarissa Nanchery, Maira Norton, Ana Dillon, Flavia Neves Produtora e realizadora: Clarissa Nanchery Cineastas e professores convidados na fase quinzenal do curso: Joel Pizzini, Flavia Castro, Felipe Barbosa, Manaira Caneiro, Vantoen Jr., Cezar Migliorin, Bete Bullara e Alain Bergala. Consultor : Alain Bergala Coordenadora Geral: Adriana Fresquet

Publicações

Material produzido por alunos e pesquisadores.

Bolsas e auxílios

Bolsas Graduação (PR1, PR2, PR5 UFRJ), Bolsas de Doutorado PPGE, Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, Bolsa Pós-Doutorado no Exterior.

Laboratório de Pesquisa

O LECAV, Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual foi criado em 2010, por causa da ampliação de projetos do Programa de Extensão Cinema para Aprender e Desaprender e das atividades de pesquisa sobre Currículo e linguagem cinematográfica na Educação Básica do Grupo CINEAD, que surgiu em novembro de 2006.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support