A Escola Vai à Cinemateca
Este projeto de nasce em 2008 quando se assina o convênio entre a Faculdade de Educação e o Museu de Arte Moderna MAM-Rio.
O objetivo tem sido aproximar professores e estudantes de Educação Básica ao acervo audiovisual e impresso do museu.
Temos articulado ações de pesquisa, ensino e extensão transitando pela Biblioteca, a Sala de Projeção, e o Acervo da Cinemateca.
Convidamos as escolas a uma aventura sensorial e sensitiva de conhecimento ao apalpar a tela grande identificando que não é lisa, ela possui pequenos orifícios, experimentando as fontes sonoras que estão detrás da tela, mas que de distribuem em diferentes lugares rodando toda a sala, sofrendo o frio e os cheiros das câmaras de conservação do acervo em película, apreciando roteiros, cartas e cartazes de filmes do setor Impresso de documentação, entre outras atividades que não excluem o desfrute do próprio prédio e sua área externa.

MOSTRA DE FILMES – 23 DE NOVEMBRO DE 2023
EM DJALMA MARANHÃO
Registro de momentos da Djalma Maranhão, na favela do Vidigal, pelas lentes dos estudantes da turma 1402 e a luta pela inclusão do cinema na educação.


EM PROFª CLEUSA FORTES DE PINHO JORDÃO
O primeiro curta mostra como a sabedoria popular do zelador Gilson foi utilizada na Escola Municipal Cleusa Fortes de Pinho Jordão com o objetivo de ressignificar um antigo espaço externo da escola que se encontrava abandonado, dando origem a um pequeno jardim formado por plantas medicinais, dentre outras espécies vegetais.
O segundo curta é sobre a retomada pós pandemia.
No terceiro curta três jovens estudantes expressam suas ideias, sentimentos e vivências escolares frente às questões de gênero, raça/cor, afeto, autoestima e autoconhecimento.
EM PROFESSORA TÂNIA RITA DE OLIVEIRA TEIXEIRA
A miscelânea que compões as paisagens escolares é o tema central do filme Janelas Tânia Rita. Nele, o olhar dos estudantes das turmas 801 e 901 da escola de mesmo nome é visto através da câmera posicionada em diferentes pontos, com o objetivo de mostrar ações corriqueiras da unidade escolar através das janelas das salas de aula e arcos que formam a clássica estrutura dos CIEPs.


INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT
3 Estudantes do Instituto Benjamin Constant apresentam suas experiências de seu último ano na instituição.