INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA AS SESSÕES CINE-ESCOLA ATÉ O DIA 13 DE JUNHO

/, Eventos/INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA AS SESSÕES CINE-ESCOLA ATÉ O DIA 13 DE JUNHO

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA AS SESSÕES CINE-ESCOLA ATÉ O DIA 13 DE JUNHO

Tem programação garantida para alunos e educadores com a oferta de sessões cine-escola e cine-debates As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas pelo site www.cineop.com.br

De volta ao formato presencial, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto em sua 17a edição de 22 e 27 de junho, na histórica cidade de Ouro Preto, oferece uma programação focada em três frentes temáticas – preservação, história e  a educação e mantém o compromisso de oferecer atividades que beneficiam diretamente as escolas, educadores e alunos da rede público de ensino de Ouro Preto e região, com a realização do programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que inclui sessões de cinema, cine-debates, oficinas e lançamento de livros.

As escolas interessadas em participar levando seus alunos para as sessões cine-escola deverão se inscrever gratuitamente até o dia 13 de junho, pelo site cineop.com.br. Nesta edição serão promovidas  sete sessões Cine-Escola, seguidas pelos Cine-Debates, para alunos a partir de cinco anos de idade, com exibição de 16 filmes brasileiros que abordam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Este programa é uma tradição do evento desde sua criação e pretende beneficiar mais de 2.000  da rede pública de ensino da cidade.

As sessões serão realizadas nos dias 22, 23, 24 e 27 de junho, (quarta, quinta, sexta e segunda), sempre às 8h30 e 14horas, no Cine-Teatro (Centro de Artes e  Convenções) que receberá a instalação de um cinema digital para sediar a programação. Todas as sessões são exclusivamente para as escolas previamente inscritas.

“Reafirmamos o compromisso de promover ações que beneficiam diretamente as comunidades e rede pública de ensino de Ouro Preto e, mais uma vez, vamos oferecer um programa que une cinema e educação mantendo o propósito de expandir as oportunidades de utilizar o audiovisual como ferramenta didática num cenário de revolução digital, em que o conteúdo audiovisual assume papel central  frente às mudanças e transformações do nosso dia-a-dia”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.

FILMES EM EXIBIÇÃO NAS SESSÕES CINE-ESCOLA  

As sessões cine-escola foram organizadas por  grupos de faixas etárias e filmes que dialogam com as idades para maior compreensão e assimilação do público-alvo. Para as crianças entre cinco e sete anos serão exibidos diversos curtas incluindo: “Tuca, o mestre cuca | A plantinha da Pri”, de Rubens Belli, Felipe TadeuGondim e Rafael Pasold (animação digital, cor, 11 minutos, 2019); “Bonzinho, o cão guia”,de Monique Oliper (animação digital, cor, 3 minutos, SP, 2021); “Vivências”, de Everton Amorim (animação digital, cor, 4 minutos, PE, 2021); “Era uma vez em Itapuí”, de alunos da rede municipal de ensino fundamental de Icapuí (CE) do ProjetoAnimação Ambiental (animação digital, cor, 10 minutos, CE/ES, 2021); “As aventuras de Ana e João”, de Augusto César dos Santos (animação digital, cor, 7 minutos, CE, 2021) e “Sonhos da Isah: O livro mágico”, de José Ricardo Costa (animação digital, cor, 8 minutos, SC, 2022). A sessão para essa faixa etária será no dia 22 de junho (quarta-feira) e no dia 27 de junho (segunda-feira), a partir das 14h.

Para a turma de oito a 10 anos de idade, a seleção inclui os curtas “Coisa de Menina”, de Ester Macedo (ficção digital, cor, 10 minutos, DF, 2022);Capitão Tocha”, de Matheus Amorim (ficção digital, cor, 16 minutos, GO, 2021); “Aurora: A rua que queria ser um rio”, de Radhi Meron (animação digital, cor, 10 minutos, SP, 2021); “Um conto indígena”, de Rodrigo Soares Chaves (animação digital, cor, 10 minutos, MG, 2021) e “Dela”, de Bernard Attal (ficção digital, cor, 8 minutos, BA, 2018). A sessão será no dia 23 de junho será na parte da manhã, a partir das 8h30 e também à tarde, às 14h.

A exibição para os jovens entre 11 e 13 anos inclui os curtas-metragens “Rua Dinorá”, de Natália Maia e Samuel Brasileiro (ficção digital, cor, 17 minutos, CE, 2021); “História Cotidiana”, de Denis Bevenuto (ficção digital, cor 3 minutos, SP, 2021); “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”, de Pamela Peregrino (animação digital, cor, 22 minutos, RJ, 2021) e“A diferença entre mongóis e mongoloides”, de Jonatas Rubert (animação digital, cor, 4 minutos, RS, 2021). Essas exibições serão feitas na sexta-feira (dia 24 de junho), às 8h30 e 14h.

E para fechar, o filme “Atravessa a Vida”, de João Jardim, foi escolhido para a faixa etária a partir de 14 anos, com sessão às 8h30, na segunda-feira, dia 27 de junho. A sinopse é a seguinte: Enquanto alunos do 3º ano do ensino público no interior do Sergipe se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas.

SOBRE O PROGRAMA CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA

O mundo passa por transformações sociais profundas, ancoradas em conquistas tecnológicas cotidianas, transformando os meios audiovisuais nas principais formas de comunicação e expressão, um instrumento formador de opinião e de comportamento. Nos meios audiovisuais hoje incluímos o cinema, vídeo, TV, internet, jogos eletrônicos, a videoarte e os múltiplos usos da fotografia e novas mídias.

O desafio de todos os educadores contemporâneos é tornar a sala de aula tão atraente quanto o mundo fora da escola, com seus inúmeros estímulos audiovisuais. Aliar a prática dos professores com as modernas ferramentas de ensino é tarefa de todos os que se preocupam com a melhoria na aprendizagem dos nossos alunos.

Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são diretrizes do Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema – um programa socioeducacional-cultural com foco na formação do cidadão, a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, através da promoção de sessões cine-escola, cine-debates, lançamento de livros, encontros e debates dirigidos a estudantes e educadores. Estimula o uso do audiovisual no processo pedagógico, promove encontros e debates do público estudantil  de diversas comunidades e idades com as produções audiovisuais brasileiras.

SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO DA 17ª CINEOP

Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir atrações artísticas, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação e debates temáticos de forma gratuita.

  • ABERTURA OFICIAL
  • EXIBIÇÃO DE FILMES – LONGAS, MÉDIAS E CURTAS
  • PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS
  • MOSTRINHA
  • MOSTRA VALORES
  • SESSÕES CINE-ESCOLA
  • 17o ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS
  • ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIV FÓRUM DA REDE KINO
  • DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
  • OFICINAS
  • MASTERCLASSES INTERNACIONAIS
  • PERFORMANCE AUDIOVISUAL
  • EXPOSIÇÃO
  • LANÇAMENTO DE LIVRO
  • CORTEJO DA ARTE
  • SHOWS

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No YouTube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

FOTOS – https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

SERVIÇO

17ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO22 a 27 de junho de 2022 | Presencial e Online

WWW.CINEOP.COM.BR

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Máster: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto,  Instituto Universo Cultural

Apoio institucional: Fundo Estadual de Cultura | Governo de Minas Gerais Apoio: Parque Metalúrgico Augusto Barbosa e Café 3 Corações Idealização e realização: Universo Produção

By | 2022-06-03T10:48:38-03:00 3 junho, 2022|Categories: Cineop, Eventos|Comentários desativados em INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA AS SESSÕES CINE-ESCOLA ATÉ O DIA 13 DE JUNHO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support