E-book para a Criação Audiovisual é um material produzido coletivamente por estudantes extensionistas do CINEAD no contexto de ações remotas. Este e-book tem como objetivo compartilhar exercícios de iniciação ao cinema, a priori, pensado para professores e futuros professores, mas que acreditamos que possam ser interessantes e acessíveis a qualquer pessoa. Os exercícios propostos podem ser feitos em casa, com os equipamentos disponíveis que permitam gravar imagens em movimento e sons, como por exemplo, smarthphones e/ou tablets.

Trata-se de um conjunto de experiências que envolvem também algumas das nossas reflexões sobre a prática pedagógica com cinema e audiovisual realizadas nas escolas CINEAD. Elencamos 7 gestos de criação do cinema que consideramos comuns em nossas ações.  Tais gestos permeiam o processo de realização dos exercícios para evitar que se filme aleatoriamente, além de reverberar na ampliação de referências para a produção dos exercícios com a câmera. Como por exemplo os 2 gestos que apresentamos abaixo:


Ocultar e Revelar
 Dependendo da forma como os elementos estão dispostos em cena, como são revelados, se são planos com pouco ou muito movimento, essa combinação de fatores afetam a nossa percepção da fluidez do tempo. Através de cortes, por exemplo, podemos intensificar o tempo de uma situação que na vida real fosse durar apenas alguns segundos. A clássica cena “A Escadaria de Odessa”, do filme “Encouraçado Potemkin” de Eisenstein, mostra como é possível intensificar o tempo dramático de uma ação, através de cortes.


Colocar em relação

“ É preciso que uma imagem se transforme no contato com outras imagens. Um azul não é o mesmo azul ao lado de um verde, de um amarelo, de um vermelho. Não há arte sem transformação” (Bresson 2005, p22). Esse gesto diz a respeito de como determinados elementos em um plano, sequência, ou no filme como um todo, estão em conflito, divergindo, ou, em harmonia. O Efeito Kuleshov é um exemplo prático de como uma imagem é capaz de se transformar em contato com outra. Mas não só através da montagem é possível combinar diferentes imagens, em um único enquadramento podemos recortar diferentes cores, movimentos e formas.

Essa é apenas uma síntese de 2 entre os 7 gestos comuns do cinema que buscamos compartilhar com esse material, entre outros estudos, apontamentos, registros e relatos de nossa experiência.

Esperamos que esse e-book seja uma ferramenta de inspiração para práticas e reflexões sobre cinema e educação que ecoe e mobilize muitas câmeras.

É um material pensado, a priori, para professores e futuros professores, mas que acreditamos que possa ser interessante e acessível a qualquer pessoa. Trata-se de um conjunto de experiências que envolvem também algumas das nossas reflexões sobre a prática pedagógica com cinema e audiovisual que realizamos nas escolas CINEAD.

Para receber informações sobre o lançamento do e-book assine a newslatter CINEAD