Pesquisa

Acervos audiovisuais e universidades na produção de conhecimento escolar - desde 2021

O presente projeto tem por objetivo melhorar escolas públicas sediadas no Rio de Janeiro, a partir da curadoria e articulação de acervos audiovisuais disponíveis para a produção de conhecimento escolar mediada pela universidade. Trata-se de uma proposta que dá continuidade à pesquisa de pós-doutorado (anos 2019/2020; com bolsa PDE/CNPq) sobre políticas e pedagogias que vinculam cinema e educação nas escolas. Fazer desse estudo matéria prima criativamente apropriável pelas escolas públicas escolhidas de forma direta e por escolas públicas interessadas de forma remota, pelo compartilhamento dos materiais numa plataforma colaborativa criada para tal fim: cinemanaescola.org. Vamos criar as bases do Acervo Audiovisual Escolar Livre proposto pela REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual em 2015, seguindo a proposta da lei 13006/14, que obriga as escolas de educação básica a exibir duas horas de cinema nacional por mês como carga curricular complementar e a proposta de regulamentação da lei entregue ao Conselho Nacional de Educação em 2016. Prevemos produzir uma curadoria amplia de filmes de diferentes épocas,  lugares, gêneros, etc., inclusive integrando filmes latino-americanos devidamente legendados e incluindo tecnologias assistivas para os cursos de formação docente e para as atividades escolares.  Acervos audiovisuais articulados pela universidade na produção de conhecimento escolar definem um modo de aprender que ativa uma relação cognição sensível e coletiva do mundo. Um modo de aprender, na escola, a perceber o mundo com atenção, mobilizar a memória e a imaginação para desnaturalizar o que vemos e o que vivemos. A exibição e produção de imagens na produção de saberes e práticas escolares significa lidar com espectadores-produtores audiovisuais que produzem conhecimentos escolares colaborativamente. Esperamos também que, de forma remota, outras escolas públicas interessadas possam acessar e reinventar os materiais produzidos.

Políticas e pedagogias do cinema e da educação na escola – desde 2019.

O projeto pesquisa políticas e pedagogias que vinculam cinema e educação, partindo da realidade brasileira, num estudo cartográfico que visa mapear e comparar iniciativas em diferentes países, fundamentalmente entre México e Brasil. Pretendo ainda fazer um levantamento dos documentos oficiais disponíveis na rede, de países fundamentalmente da América, nos quais temos identificado indicadores de iniciativas potentes nessa área de saberes e práticas. Partirei das políticas publicas na educação brasileira que hoje se resumem a lei 13006/14, como o instrumento principal, em diálogo com o acordo MEC/MinC 2016 e em tímida sintonia com a Base Nacional Comum Curricular. A lei, sancionada em 26 de junho de 2014, acrescenta o parágrafo 6o ao artigo 26 da Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, propondo que a exibição de filmes de produção nacional se constitua em componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais. No projeto, pretendemos pesquisar fundamentos e abordagens teórico-metodológicas das políticas públicas e das pedagogias que são desenvolvidas com cinema nas escolas de educação básica e estabelecer análises comparativas em função dos indicadores que emergem nas diversas iniciativas investigadas. Utilizaremos como abordagem teórico-metodológica autores que investigam políticas públicas, pedagogias do cinema e o método da cartografia. Pretendemos estabelecer um estudo comparativo e organizá-lo em formato de abecedários escritos e audiovisuais disponibilizados em uma plataforma virtual colaborativa e de livre acesso.

 

Parcerias

Museu de Arte Moderna (MAM-Rio); Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual; Projeto de pesquisa de cinema da UESB; Projeto de pesquisa de Aprendizagem na educação superior (Ciências da Educação, Filosofia e Letras, Universidad Nacional de Cuyo, Argentina); Laboratório Kumã (IACS/UFF); Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ); Instituto Benjamin Constant (IBC); Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Grupos de pesquisa Imagem, Texto e Educação Contemporânea ITEC/FE/UFRJ; Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE/RJ)

acesso rápido

Curso de Aperfeiçoamento em Cinema e Educação

Professores da fase intensiva do curso: Hernani Heffner e Anita Leandro Profissionais que coordenaram a produção na fase: Clarissa Nanchery, Maira Norton, Ana Dillon, Flavia Neves Produtora e realizadora: Clarissa Nanchery Cineastas e professores convidados na fase quinzenal do curso: Joel Pizzini, Flavia Castro, Felipe Barbosa, Manaira Caneiro, Vantoen Jr., Cezar Migliorin, Bete Bullara e Alain Bergala. Consultor : Alain Bergala Coordenadora Geral: Adriana Fresquet

Publicações

Material produzido por alunos e pesquisadores.

Bolsas e auxílios

Bolsas Graduação (PR1, PR2, PR5 UFRJ), Bolsas de Doutorado PPGE, Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, Bolsa Pós-Doutorado no Exterior.

Laboratório de Pesquisa

O LECAV, Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual foi criado em 2010, por causa da ampliação de projetos do Programa de Extensão Cinema para Aprender e Desaprender e das atividades de pesquisa sobre Currículo e linguagem cinematográfica na Educação Básica do Grupo CINEAD, que surgiu em novembro de 2006.