Extensão

Programa de Extensão: CINEAD - Cinema, aprender e desaprender

O programa de extensão CINEAD surge em 2011 incorporando diversos projetos oriundos desde 2007 até o momento, a saber:

Projetos ativos

  1. Escolas de Cinema do Colégio de Aplicação da UFRJ (Ensino Fundamental e Educação Infantil);
  2. Cinema no hospital? (IPPMG/UFRJ);
  3. Escolas de Cinema na rede pública de Ensino Fundamental;
  4. Escola de cinema no Instituto Benjamin Constant (a começar em 2013);
  5. Curso de Extensão Universitária Cinema para Aprender e Desaprender;
  6. A Escola vai á Cinemateca do MAM;
  7. Atendimento interno (construção da memória dos eventos da FE/UFRJ) e consultorias (rede pública) no Laboratório de Educação, cinema e audiovisual. (hoje integrado ao SECULT/FE/UFRJ);
  8. Cineclube Educação em Tela. (Hoje “Pedagogias da Imagem“, integrado ao SECULT/FE/UFRJ);

Projetos concluídos

  1. Curso de Aperfeiçoamento de Cinema para professores de EB. [Veja mais];
  2. Escola de cinema no Instituto Nacional de Educação de Surdos;
  3. Cinema com as “Mulheres Cuidadoras das Creches” no Centro de Referência de Mulheres da Maré;
  4. Cinema e velhice: a imaginação atravessando a memória. 

Esses projetos se articulam com atividades de ensino na graduação e pós-graduação e colocam em relação a pesquisa e ações de professores com alunos de pós-graduação, de graduação, de ensino médio e ainda com os professores de EB vinculados nos projetos. O CINEAD estabelece, também, uma articulação significativa da Faculdade de Educação com outras unidades da UFRJ, assim como com outras instituições.

Aberto à comunidade

Curso de extensão permanente

Desde 2007, no Fórum de Ciência e Cultura e, desde 2008, no Auditório Maurício Albuquerque do CFCH/UFRJ, mensalmente, o CINEAD oferece um curso de extensão universitária de oito horas em um único encontro. Ele é aberto ao público, mas privilegia a participação dos professores da rede púbica de ensino. Nele se apresentam as bases teóricas do projeto, se oferecem alguns exemplos das atividades das Escolas de Cinema criadas em escolas píblicas do Rio de Janeiro em relação com atividades na Cinemateca do MAM. O curso propõe pensar formas de introduzir o cinema na EB em diálogo com a própria experiência escolar. As datas e horários são divulgados na página da Faculdade de Educação da UFRJ (www.fe.ufrj.br). Os certificados são emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão, PR-5/UFRJ.
Especificamente, o curso visa aproximar professores e alunos da experiência do cinema. Na primeira parte, introduz brevemente teorias do cinema. Propõe desconstruir a visão instrumentalizada do cinema na prática pedagógica e pensar outras possibilidades que o cinema oferece, também, para aprender, desaprender e reaprender. Defende uma aproximação do conceito de cinema como hipótese de alteridade no contexto educativo, provocando com o ato criativo a instituição escolar, segundo a proposta de Alain Bergala, consultor do projeto.
Na segunda parte do curso, projetamos de alguns filmes dos irmãos Lumière, -“ criadores do cinematógrafo, que usava películas de 17 metros, produzindo filmes de pouco mais de 50 segundos. A seguir, desafiamos os participantes a fazerem a experiência de restaurar a primeira vez do cinema na produção de Minutos Lumière, filmando os jardins da Praia Vermelha, inspirados numa prática das oficinas pedagógicas da Cinemateca Francesa idealizada por Alain Bergala e Nathalie Bourgeois. Esse curso de extensão tem pretensões de ponte. Ele tenta um contato direto entre a pesquisa desenvolvida pelo Projeto CINEAD (entre a universidade, a cinemateca e a escola) e a sala de aula do professor que participa desta atividade.

Corpo Docente: Adriana Fresquet e Alexandre Ferreira Mendonça.

Acesso rápido

Escolas de Cinema

Conheça as escolas de cinema.

Cinema no Hospital?

Conheça o projeto Cinema no hospital?

A Escola vai à cinemateca

Conheça o projeto a escola vai à cinemateca.